Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

CONHEÇA+ SOBRE A APADEV

#ParaTodosVerem Desenho de um boneco com bengala na mão, de cor azul, andando sobre um piso tátil, de cor laranja. Sobre a imagem, o nome da associação: APADEV. Ao lado esquerdo, em destaque de fundo azul a descrição da sigla: “APADEV – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS DEFICIENTES VISUAIS”.

Hoje no nosso Conheça+ falaremos sobre a APADEV – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul, fundada em 29 de novembro de 1983, com a finalidade de educar e reabilitar pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão).

A APADEV é uma Entidade Beneficente de Assistência Social prestando serviços gratuitos a fim de oferecer oportunidades de educação e reabilitação para a inclusão escolar, profissional e psicossocial do indivíduo.

Os atendimentos oferecidos a usuários residentes em Caxias do Sul e outros municípios do Estado do Rio Grande do Sul baseiam-se na ação multidisciplinar, sendo norteados pelos princípios da inclusão, individuação e normatização.

Os aspectos considerados essenciais para a inclusão social incluem: reabilitação pessoal, promoção humana e cultural, geração de emprego e situações de renda, possibilidades de acesso à informação, educação e lazer.

As atividades e serviços ofertados pela Associação são:

1. Assistência Social

>> Projeto COMDICA – Despertando os Sentidos

Promover e/ou aprimorar o desenvolvimento global da criança e/ou adolescente com deficiência, através das Oficinas de Psicomotricidade, Memória, Culinária e Aprendendo no dia a dia.

>> Oficinas de arte, cultura e lazer

Desenvolver habilidades interpessoais e intergrupais; desenvolver os sentidos remanescentes da pessoa com deficiência. Fazem parte deste grupo, atendimentos do Coral, Teatro, Dança, Oficinas de História, Oficina de Xadrez, Oficina de Fuxico, Leia para Mim e Atividades Físicas.

2. Saúde

>> Optometrista

Profissional responsável por avaliar a funcionalidade da visão, baseada no desenvolvimento das funções básicas através de métodos quantitativos e qualitativos.

>> Estimulação Precoce

Atendimentos aos deficientes visuais e múltiplas deficiências (outras deficiências associadas à deficiência visual), de 0 a 4 anos de idade, com duração de 1h cada atendimento.

O atendimento de estimulação precoce visa proporcionar estímulos para o desenvolvimento global da criança, sendo as habilidades motoras (amplas e finas), cognitivas, emocionais e os sentidos remanescentes. Garantindo o desenvolvimento das potencialidades através de aprendizagens para uma melhor qualidade de vida e interação com o meio no qual está inserido. Assim como orientar e conscientizar a família em relação à deficiência visual.

>> Oficinas de Atividade de Vida Diária

Os atendimentos contemplarão atividades de vida diária e atividades instrumentais da vida diária.  Além disso, quando há necessidade, o terapeuta ocupacional faz uso de recursos adaptados (tecnologias assistivas) como facilitadores no processo de socialização, autonomia e independência da pessoa com deficiência, além de realizarem visitas domiciliares para orientação quanto a utilização destes recursos no dia-a-dia.

>> Orientação e Mobilidade

O atendimento em mobilidade proporciona à pessoa cega ou com baixa visão, habilidades e competências para que possa explorar o ambiente e mover-se de forma autônoma, usando técnicas específicas.

>> Atividades Físicas realizadas com a parceria da Universidade de Caxias do Sul

Ginástica

Natação

Hidroginástica

3. Educação

>> Alfabetização em Braile

Alfabetização Braile adulto e crianças;

Capacitação de familiares para leitura e escrita do Sistema Braile.

>> Confecção de Material

Confecção de material em Braile ou ampliado, adaptação de materiais em relevo, conforme necessidade dos usuários para acompanhamento das aulas (escola regular, cursos de graduação e demais cursos universitários, cursos de qualificação profissional e/ou jovem aprendiz) bem como apoio às empresas na confecção dos materiais informativos, manuais e de uso diário para o desenvolvimento das atividades profissionais.

>> Informática

Informática básica através de recursos digitais de acessibilidade, tendo ênfase no desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem a autonomia do usuário na utilização do computador.

Quem é de Caxias do Sul já visitou a APADEV?

Quer saber mais? Acesse o site deles: http://www.apadev.org.br/

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente