Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

TECA COMEMORA: DIA INTERNACIONAL DO CÃO-GUIA

#ParaTodosVerem figura de moça cega sendo guiada por um cão-guia. Ao lado esquerdo possui os dizeres “Dia Internacional do cão-guia – 25 de Abril”. Imagem: freepik.com

Hoje, a Teca Comemora o Dia Internacional do Cão-Guia, animal que tem a função de oferecer ao seu proprietário segurança na locomoção, melhora do equilíbrio emocional e a socialização.

No Brasil, de acordo com dados do Censo IBGE 2010, há mais de seis milhões de pessoas com dificuldades para enxergar. Já na cidade de São Paulo, cerca de 345 mil habitantes têm baixa visão ou são cegos. No entanto, o número de cães-guias no país ainda é muito baixo, pois sua cultura chegou por aqui nos anos 90.  

A Lei 11.126/05, conhecida como a Lei do Cão-guia, determina que “é assegurado à pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia o direito de ingressar e permanecer com o animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo”.

Em Balneário Camboriú (SC) há um centro de treinamento especializado em formar treinadores de cães-guia e instrutores que vão orientar a dupla (o cego e o animal) a trabalhar em equipe. Outros seis centros devem entrar em atividades: no Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Sergipe. Todos eles por meio de parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal e os Institutos Federais.

>> Curiosidades sobre o cão-guia 

* Os cães-guias oferecem aos seus parceiros segurança, equilíbrio físico e emocional, facilitam sua socialização e até melhora na autoestima, sem contar com o fato de ser um amigo sempre presente. 

 
* Quando o animal se aposenta, pode ficar com seu tutor. No caso de eventual impossibilidade, o cão guia pode ficar preferencialmente com uma família com quem ele já tenha afinidade como, por exemplo, um parente ou amigo próximo de seu antigo tutor.


* A escolha das raças dos cães-guias depende muito da cultura de cada país. O labrador e o golden retriever são as mais utilizadas atualmente.


* Qualquer pessoa pode ser tornar voluntária em alguma instituição que treina o cão- guia.


* Família socializadora: são responsáveis por hospedar e cuidar com muito amor e carinho dos cães entre os dois meses de idade até um ano e meio aproximadamente, colaborando com o ensinamento para ser cão-guia.


* Como os cães são treinados? Esse trabalho se divide em três etapas fundamentais: socialização, treinamento e instrução. O processo é concluído quando o cão tem entre  um ano e meio e 2 anos de idade.


* O ideal é que o cão-guia seja alimentado somente por seu condutor com a alimentação recomendada por veterinários.


* Cada usuário tem uma “política educacional” com o cão-guia. Pergunte qual forma e qual o momento são adequados para que os colegas possam interagir com o cão. A interação controlada é muito benéfica para todos.

.

Parabéns a todos os cão-guias que fazem seus trabalhos de forma extraordinária!

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente