Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

Lego + Braille: Você sabia que já existe?

#ParaTodosVerem Menino manuseando blocos de Lego com pontos em Braille e letras escritas, permitindo que crianças cegas e videntes brinquem juntas. Foto: The New York Times.

Olá, nessa sexta-feira trazemos um “Você Sabia?” muito interessante…

Mas antes responda: “Lembra do jogo Lego? Você jogou quando era mais jovem? Que criações legais de Lego você fez?”

Veio uma lembrança boa da infância, não é verdade?

Então, VOCÊ SABIA que a fabricante de brinquedos Lego deu um grande passo rumo à diversidade e inclusão criando uma coleção oficial de peças voltadas para a inclusão de cegos e deficientes visuais?

A coleção é chamada de “Lego Braille Bricks”, o qual não é apenas um jogo, mas possui conceitos pedagógicos no ensino do Braille, contando com uma metodologia lúdica.

A Campanha

A empresa lançou uma campanha chamada “Braille Bricks for All”, ganhando uma repercussão mundial, possibilitando a produção e distribuição do brinquedo.

O Brasil foi um dos primeiros países a receber as peças em Braille.

O projeto inicial das peças inclusivas foi proposto para a Lego Foundation em 2011 pela Associação Dinamarquesa e, em 2017 pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil.

O kit

O kit contém mais de 300 peças de Lego, onde estão inclusas todas as letras do alfabeto em Braille no idioma escolhido, números de zero a nove, símbolos matemáticos e sinais de pontuação.

Está disponível em seis idiomas: dinamarquês, norueguês, inglês, alemão, francês e português.

A intenção da Lego é expandir para 11 idiomas de 20 países até 2021. E ainda irá oferecer os kits gratuitamente a instituições, escolas e centros de educação selecionados que tem como objetivo a educação de crianças cegas e deficientes visuais.

A importância

Para o Diretor de Serviços do Royal National Institute of Blind People, senhor David Clarke: “com a coleção Braille Bricks, a Lego Foundation criou uma maneira totalmente nova e envolvente para crianças com deficiência visual aprenderem a ler e escrever.”

Interessante, não é mesmo?

É importante ter a consciência que pessoas no mundo inteiro contam com o Braille para trabalhar, estudar e consumir informações. Esperamos que outras empresas possam se inspirar e que também consigam criar novas oportunidades de inclusão e igualdade, através de seus produtos e serviços.

Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades que preparamos para esse ano 🙂

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente