CONHEÇA+ SOBRE A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL: Dedicação a inclusão social por sete décadas
QUEM É?
Olá people, hoje nosso CONHEÇA+ é sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos, organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico que se dedica à inclusão social de pessoas com deficiência visual por 70 (setenta) anos.
Uma das formas principais é através de produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para o público e também para cerca de 3000 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
Também ofertam gratuitamente serviços especializados para pessoas com deficiência visual e suas famílias, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.
BIBLIOTECA CIRCULANTE DO LIVRO FALADO
Essa biblioteca tem por objetivo efetuar empréstimo de livros falados, gratuitamente, a todas as pessoas com deficiência visual residentes no Brasil.
Para atender a necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a Biblioteca Circulante oferece um acervo variado de títulos em áudio, entre clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes “best-sellers”.
A biblioteca conta com um acervo de mais de 1.600 títulos falados, disponíveis para empréstimo a pessoas com deficiência visual de todo o País.
DORINATECA
A Dorinateca é a biblioteca on-line da Fundação Dorina e disponibiliza para download, livros acessíveis a pessoas com deficiência visual residentes no Brasil e organizações em território nacional que promovam o livro e a leitura inclusiva.
O acervo da DORINATECA é composto por mais de 4500 livros acessíveis nos formatos: Braille, Digital Acessível DAISY, MP3 e Fonte Ampliada.
A seleção dos títulos é realizada pela equipe editorial da Fundação Dorina, novos títulos podem ser sugeridos pelos associados da Dorinateca e produzidos mediante avaliação.
DNA – EDITORA E SOLUÇÕES EM ACESSIBILIDADE
Para que a sociedade promova e pratique a inclusão, a DNA Editora e Soluções em Acessibilidade conta com o know how da Fundação Dorina. A DNA atende as demandas do mercado com a produção e transcrição de materiais em formatos acessíveis – Braille, Áudio, Fonte Ampliada e Digital Acessível Daisy – e outros projetos como a audiodescrição, legendagem e LIBRAS
CURSOS E PALESTRAS
Para contribuir com a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência visual, a Dorina Nowill tem um programa de reabilitação, educação especial, empregabilidade e acesso à informação, além da produção e distribuição de livros em braille, áudio e Daisy.
CURIOSIDADE
Você sabe o que é o cecograma?
É uma correspondência com conteúdo exclusivamente impresso em relevo pelo Sistema Braille para comunicação de pessoas físicas e jurídicas com deficientes visuais. O serviço é gratuito e está disponível em todas as agências dos correios do país.
Para utilizá-lo, basta colocar um dos selos do Cecograma no lugar dos selos tradicionais dos correios.
Gostou dessa informações e deseja conhecer mais sobre a Fundação Dorina
Nowill, acesse o site: https://fundacaodorina.org.br/
.