VOCÊ SABE QUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE AS CORES DAS BENGALAS?
Hoje viemos com mais um “Você Sabia?”, dessa vez sobre as cores de bengalas que diferenciam os tipos de deficiência visual.
O termo deficiência visual não significa, necessariamente, total incapacidade para ver. Na verdade, sobre deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual.
Entenda a diferença:
>> Cego: É considerado cego aquele que possui ausência total da visão. A visão é nula, e não é possível identificar obstáculos, movimentos, ou iluminação através de seu campo de visão.
>> Baixa Visão: Aqueles que possuem visão parcial conseguem identificar a luz, são capazes de contar os dedos a curta distância, enxergam vultos, em alguns casos, podem identificar pessoas e objetos.
>> Surdocego: A pessoa com surdocegueira não enxerga e não escuta, para a sua comunicação é necessário diferentes formas, algumas delas são: língua de sinais, escrita em Braille e o tadoma, onde a pessoa surdocega coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo.
Como forma de identificação para com o trato da PCD Visual, há um projeto de Lei Nº 4189/19 que sugere cores para as bengalas longas, resumidas a seguir:
>> Bengala Branca: Sinaliza a pessoa cega, perca total da visão.
>> Bengala Verde: Sinaliza pessoas com baixa visão, não são cegas, apenas enxergam com maior dificuldade, possui visão parcial.
>> Bengala Branca e Vermelha: sinalização a pessoa que são surdas e cegas. Normalmente pode ser sinalizado apenas com um adesivo vermelho sobre a bengala branca.
Conte para nós se você sabia sobre a diferença de cores das bengalas.
Em breve traremos mais novidades, fiquem ligadinhos 🙂