NOVIDADES: Tecassistiva e seus parceiros tem projeto aprovado na chamada da FINEP Tecnologia Assistiva
Mais uma novidade para a conta 😊
Recentemente, a Tecassistiva em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Benjamin Constant (IBC), tiveram aprovado um projeto na chamada Finep Tecnologia Assistiva, que possibilitará a atualização tecnológica do protótipo de um equipamento bastante útil à inclusão de alunos cegos, surdocegos e de baixa visão.
O desenvolvimento, que já conta com um primeiro protótipo funcional em uso (idealizado e desenvolvido pela Tecassistiva), é de um dispositivo multifuncional portátil, composto por um computador pessoal (linha braille) e uma câmera, que captura as imagens de textos possibilitando sua leitura por meio do reconhecimento de caracteres (OCR), chamado LIBER.
A captação de recursos para o projeto contou com o apoio da Coordenação de Negócios do INT, por meio dos seus coordenadores Iêda Caminha (atual diretora) e Augusto Raupp, que, após articulação com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), tiveram a indicação da alternativa de concorrer a este edital da Finep. A opção foi bem sucedida. Com a proposta aprovada, o projeto terá duração de 2 anos, sendo coordenado pelos pesquisadores Dr. Júlio Silva e Saul Mizrahi, da Divisão de Design Industrial do INT.
A validação do uso da tecnologia desenvolvida será feita no IBC em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia, visando a sua utilização na educação brasileira por alunos com deficiência visual, em sala de aula, no momento da aprendizagem. O resultado esperado é promover a inclusão da pessoa com deficiência visual e reduzir a necessidade da produção da maioria dos materiais didáticos hoje adaptados (em Sistema Braille ou fontes ampliadas).
Acompanhe nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades que preparamos para esse ano