Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

É DIA DE COMEMORAÇÃO…

#ParaTodosVerem Livro encadernado com escrita em Braille e alguém com os dedos fazendo leitura. Ao canto esquerdo superior com os dizeres: “Dia Mundial do Braille” e abaixo a data “4 de Janeiro”.

Hoje, dia 04 de Janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braille, instituído a fim de chamar atenção da sociedade sobre a importância da inclusão de deficientes visuais desde a escrita quanto aos acessos a obras/ materiais escritos.

Os dados oficiais mais recentes que se tem sobre o quantitativo de deficientes visuais no Brasil são de 2010 levantados pelo IBGE através do Censo, no qual correspondia a 24% da população, ou seja, 46 milhões de brasileiros possuíam algum tipo de deficiência visual.

Este tipo de deficiência é a modalidade mais comum. Ao considerar as pessoas que tenham algum tipo de dificuldade para enxergar o percentual de cidadãos pode chegar a 20%, em relação ao total populacional.

Se for considerado a população que não enxerga ou que a dificuldade seja muito grande, o índice populacional em relação ao total geral corresponde a 3,4%, o equivalente a 6,5 milhões de brasileiros. Dentre estes, 582,6 mil são cegos.

Como alternativa de inclusão destas pessoas as principais formas de registro e aquisição de conhecimento, o mundo escrito, o francês Louis Braille em 1925, pessoa cega após um acidente na oficina do pai, realizou adaptações aos métodos de comunicação noturna utilizados pelos soldados franceses, apresentando sua versão final em 1837, dando assim surgimento no Sistema Braille.

Este sistema é baseado em pontos com relevo em papéis, os quais são sentidos por meio do contato com a ponta dos dedos. Através de combinações de seis pontos, é possível obter até 63 caracteres diferentes.

De acordo com a União Mundial de Cegos, apenas 5% dos livros mundiais possuem transcrição para o Braille, e em países mais pobres, esse percentual pode chegar até 1%.

*Com informações de Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil.

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente

    Abrir bate-papo
    Tecassistiva
    Olá
    Podemos ajudá-lo?