Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

EYEDAPTER: Adaptador para autoaplicação de insulina por deficientes visuais

#ParaTodosVerem Protótipo do dosador de insulina feito em impressora 3D em formato de coluna com linhas horizontais que são os limites dosadores.
Foto: Reprodução/ H Innova

A autoaplicação de determinado medicamento tem seus perigos, ainda mais quando se tem algum tipo de deficiência visual podendo ser mais arriscado, a exemplo da aplicação de insulina, potencialmente perigosa. Pois se aplicar uma dose acima do necessário, pode levar o paciente a ter sérios problemas ou até mesmo levá-lo a óbito e, se aplicada em menor quantidade, pode causar a progressão da doença. 

Pensando nisso, as alunas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Ana Júlia de Lana Silva, Lorena Alves Pantoni, Alessandra H. Boroski e Júlia Mendez e o aluno de psicologia Luciano Delphino de Azevedo Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveram um adaptador externo à seringa que limita a quantidade que a pessoa aspira com base na prescrição médica ou protocolo terapêutico. 

 Este adaptador foi denominado “Eyedapter”, sendo criado com material biodegradável em impressora 3D, de forma que a produção possa ser em massa e com baixo custo.

Agora, as integrantes esperam o fim da pandemia para testar o protótipo em indivíduos portadores de diabete, de diferentes faixas etárias e níveis de acuidade visual. Por meio dos testes, vão coletar sugestões dos usuários para elaborar a versão definitiva do Eyedapter.

Ideia show, não é?

Vamos aguardar a versão final 🙂

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente