Biblioteca paulistana é recheada de acessibilidade e foi finalista em concurso internacional
Por Marina Yonashiro
O Brasil é um país riquíssimo em cultura: temos danças, músicas, comidas, festas… mas uma faceta que poucos conhecem sobre os brasileiros é sua fome por livros.
Em uma pesquisa internacional promovida pela GfK e divulgada em 2017, 53% dos brasileiros leem pelo menos uma vez por semana. Confira os dados completos da pesquisa (http://mgturismo.com.br/2017/03/23/53-dos-brasileiros-leem-livros-diariamente-ou-ao-menos-uma-vez-por-semana/ ).
Na capital paulista, existem grandes bibliotecas públicas cheias de cultura. Uma delas, inclusive, destacou-se por disputar um prêmio internacional. A Biblioteca de São Paulo (https://bsp.org.br/ ) foi uma das finalistas do London Book Fair International Excellence Awards 2018 (http://www.londonbookfair.co.uk/Whats-On/Awards1/International-Excellence-Awards/ ) na categoria de Biblioteca do Ano.
A biblioteca fica no Parque da Juventude e possui um acervo de 43 mil títulos, incluindo livros, jogos, brinquedos, revistas e jornais. O local também é uma referência em termos de acessibilidade, pois é equipada com produtos com selo de qualidade Tecassistiva!
Encontram-se lá uma linha braille Focus Blue 40 (para pessoas cegas); leitor autônomo Sara CE (equivalente ao Ace – para pessoas cegas e com baixa visão); ampliador de textos impressos Topaz XLHD (equivalente ao Clearview – para baixa visão); máquina fusora Teca-Fuser (para pessoas cegas); folheador eletrônico Readable (para mobilidade reduzida); mouse estacionário Marble (para mobilidade reduzida).
A escolha dos produtos seguiu um projeto elaborado pela Teca, pensando em oferecer um ambiente totalmente acessível para a leitura e o acesso à informação. Esse modelo foi utilizado em outros locais como nas Fábricas de Cultura de São Paulo.
Este ano, o troféu ficou com a Biblioteca Nacional da Letônia, mas fica nossos sinceros parabéns a essa biblioteca paulistana que representou tão bem nosso país em um concurso internacional muito respeitado. Temos certeza de que haverá outras oportunidades para ganhar prêmios como esse!