Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

VOCÊ CONHECE OS NAAH/s?

#ParaTodosVerem Criação gráfica com o desenho de um cérebro com três lâmpadas acima. Do lado esquerso, há dois balões, um menor de fundo azul claro com a pergunta: “Você Sabia?” e uma lâmpada acessa ao seu lado. E no outro balão, de fundo azul bem claro, a descrição: “NAAH/s – Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação”.

Olá Tecas, como estão?

Hoje nosso Você Sabia é sobre os NAAH/s.

Vocês Sabem o que são NAAH/s?

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação é um espaço voltado para o atendimento de alunos com essas características pedagógicas, nos estados e municípios brasileiros, a fim de identificar, atender e estimular o potencial criativo do aluno com altas habilidades/superdotação, matriculado no sistema público de ensino.

Sua função é estimular e desenvolver as potencialidades criativas e o senso crítico dos alunos com o uso de recursos didáticos e pedagógicos, bem como profissionais com competência técnica para prover os desafios acadêmicos, sociais e emocionais e oportunizar o aprendizado. Para tanto, se organiza em três unidades:


1- Unidade de Atendimento ao Professor;

2- Unidade de Atendimento ao Aluno;

3- Unidade de Atendimento à Família.


O objetivo do Núcleo de formação de profissionais é apoiar profissionais e professores da rede de ensino oportunizando o acesso a materiais de formação e disponibilizando recursos didáticos e pedagógicos para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos por meio de pesquisas e estudos.

Os profissionais desse núcleo de acompanhamento devem realizar atendimento nas escolas onde os alunos estão matriculados e apoiar o processo pedagógico. Viabilizar a sistematização de cursos de formação continuada de professores e demais profissionais da educação envolvendo temáticas, tais como:

a) Identificação do comportamento do aluno;

b) Aprofundamento e enriquecimento curricular;

c) Organização dos critérios para o avanço e aceleração de estudos;

d) Desenvolvimento das potencialidades dos alunos nas áreas de linguagem, artes, esporte e literatura, nas áreas de matemática, física, química e biologia e apoio emocional aos alunos.


O objetivo do Núcleo de atendimento ao aluno é identificar as necessidades educacionais especiais dos alunos e prestar atendimento suplementar para que eles explorem áreas de interesse, aprofundem conhecimentos já adquiridos e desenvolvam habilidades relacionadas à criatividade, à resolução de problemas e raciocínio lógico, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, propiciando vivenciarem o processo de aprendizagem com motivação.

O objetivo do Núcleo de apoio à família é orientar e apoiar a família, com vistas à compreensão do comportamento dos seus filhos e às condutas educativas dos pais, melhorando as relações interpessoais, criando um ambiente acolhedor e incentivando o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

Quer saber onde encontrar um NAAH/s próximo de você?

O MEC relacionou vários NAAH/s por Região e Estado e pra facilitar postaremos aqui abaixo para que tenham acesso.

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente