Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

DIA DO CINEMA BRASILEIRO: FILMES SOBRE ACESSIBILIDADE

#ParaTodosVerem Menino em um balanço com sua mãe atrás, o empurrando. Ao fundo a fachada da casa. Sobre a imagem, no canto superior esquerdo os dizeres: Dia do Cinema Brasileiro- 19 de Junho. E no canto inferior direito: “O filho eterno (2016) do Diretor Paulo Machline”.

Hoje, dia 19 de Junho comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. E claro, a Teca não ficaria de fora né?

Trazemos algumas opções de filmes brasileiros que abordam a temática “Acessibilidade” para que possam maratonar neste fim de semana… Então puxem a coberta, ativem a ‘AD’ (audiodescrição) do seu streaming preferido e curtam com a pipoquinha

1 – O Filho Eterno (2016)

Direção: Paulo Machline

Gênero: Drama

O casal Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella) aguarda ansiosamente pela chegada de seu primeiro bebê. Roberto, que é escritor, vê a chegada do filho com esperança e como um ponto de partida para uma mudança completa de vida. Mas toda a aura de alegria dos pais é transformada em incerteza e medo com a descoberta de que Fabrício, o bebê, é portador da Síndrome de Down. A insatisfação e a vergonha tomam conta do pai, que terá de enfrentar muitos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.

2 – A Pessoa é Para o Que Nasce (1998)

Direção: Roberto Berliner

Gênero: Documentário

Três irmãs cegas. Unidas por esta incomum peripécia do destino, Regina, Maria e Conceição viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos destas mulheres e revela suas curiosas estratégias de sobrevivência, das quais participam parentes e vizinhos. Acompanha também, numa reviravolta inesperada, o efeito do cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades.

3 – Herbert de Perto (2009)

Direção: Pedro Bronz, Roberto Berliner

Gênero: Documentário

Através de uma série de conversas e vídeos, o cantor e compositor Herbert Vianna relembra sua trajetória de vida, do primeiro violão ao grupo Paralamas do Sucesso, do trágico acidente aéreo até os dias de hoje. Familiares, amigos como Bi e Barone, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), profissionais do meio musical e também médicos, dão depoimentos sobre a carreira e a incrível perseverança do músico que o levou a vitória contra a morte.

4 – PAUÊ – O Passo de um Vencedor (2013)

Diretor: Alessandra Pereira, Fábio Cappellini

A trajetória de vida e a carreira esportiva de Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, mais conhecido como Pauê – um surfista que perdeu as duas pernas em um acidente de carro aos dezoito anos de idade e que superou todas as dificuldades para se tornar campeão mundial de surfe -, narrada através de depoimentos de amigos, familiares e atletas e a participação do próprio Pauê.

5 – Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Direção: Daniel Ribeiro

Gêneros Drama, Romance

Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

6 – As Janelas da Alma

Direção: João Jardim, Walter Carvalho

Gênero Documentário

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade se é que ela é a mesma para todos.

7 – Apenas Diferentes

Autor: Ministério da Educação

Gênero: Documentário

Apresenta depoimentos de algumas pessoas com necessidades especiais sobre como têm sido suas vidas antes e depois de adquirirem a deficiência.

Interessante debate sobre as diferenças realizado pelo Ministério da Educação.

8 – Bem além do Limite

Autoria: TV Escola – Ministério da Educação

Gênero: Documentário

Este documentário debate a educação especial, tema bastante polêmico entre o público de pessoas com deficiência. Assista e dê sua opinião nos comentários. Não deixe de compartilhar para que o máximo de pessoas tenham acesso à este conteúdo, pouco divulgado, disponível no Youtube.

Compartilhe com seus amigos e comentem outras opções de filmes interessantes sobre a temática 🙂

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente