Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

DIA NACIONAL DO COMBATE AO GLAUCOMA: 26 de Maio

#ParaTodosVerem Imagem representando a diminuição de foco ocular, diminuindo pro centro. Na imagem há um senhor com uma criança lendo um livro. Ao lado esquerdo da imagem, os dizeres: “Dia Nacional do Combate ao Glaucoma – 26 de Maio”

O Teca Comemora de hoje é sobre o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Dia este destinado à conscientização e alerta sobre a doença. Com a finalidade de não levar a pessoa a cegueira total, são realizadas campanhas para mostrar a necessidade do diagnóstico precoce e de um tratamento adequado.

“O glaucoma é uma doença muitas vezes assintomática, que não mostra sintomas. Ela é causada pela dificuldade de drenagem do humor aquoso, um líquido produzido dentro do olho com a função de nutrir as estruturas intraoculares e oculares” (Luciano Lira, Oftalmologista do IMIP)

Existem uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Portanto, a qualquer sinal sentido ou percebido na pressão ocular procure um oftalmologista da sua confiança. O Glaucoma por ser uma doença crônica e sem cura, pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.

.

Visite seu Oftalmologista regularmente 😊

.

Siga-nos e compartilhe com seus amigos.

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente