Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

Entretenimento: Professor de Floripa conta sobre o prazer da leitura

O Professor José Carlos fala sobre a satisfação do hábito da leitura e sua importância na vida dos brasileiros, num gostoso bate papo aqui no blog da Tecassistiva.

A leitura está diretamente ligada ao cotidiano de mais de 90% da população brasileira, percentual de pessoas com mais de 15 anos e alfabetizadas em nosso país segundo o IBGE. Nesse contexto, mesmo quem não tem o hábito de ler livros, se depara diariamente com informações escritas, trazidas por meios impressos ou digitais. São contas, documentos, notícias, cartas, e-mails, entre tantas outras. E acessar essas informações pode ser um desafio para as pessoas com deficiência visual, como é o caso do professor. José Carlos, de Florianópolis.  

Se acessar informações do dia-a-dia, que normalmente não estão disponíveis em formatos acessíveis, é um desafio para a pessoa com deficiência visual, o hábito da leitura por lazer e aquisição de conhecimento pode ser ainda mais desafiador. Por outro lado pode ser mais prazeroso e instigante se houver acessibilidade para ir além dos livros disponibilizados em braile ou em formato de áudio, o que limitaria muito o acervo de quem gosta tanto de ler. E é aí que entra a tecnologia assistiva. Ela vem ajudando muitos a transpor esses desafios. 

Graças à tecnologia de equipamentos como o Scanner com voz Sara-PC, que converte documentos impressos em áudio, a pessoa com deficiência passa a ter acesso a tudo o que está impresso. E isso faz muita diferença para quem tem gosto pela leitura! 

Quando o desafio se torna um prazer


O professor José Carlos Rodrigues, que vive em Florianópolis (SC), nos conta como o Sara-PC auxilia em seu hábito de ler cotidianamente. Nascido em Orleans (SC) e hoje professor na capital catarinense, ele afirma ter muito interesse pela história da região. “Gosto de leituras que tratam da história das cidades, então busco muito por títulos que com registros históricos, culturais entre outras informações de Florianópolis, cidade onde vivo. Me interesso também por registros sobre o desenvolvimento do estado de Santa Catarina”, comenta. “Acontece que livros mais específicos não estão disponíveis em formatos acessíveis. Com isso, sem um equipamento que me possibilitasse a conversão de impressos em arquivos de áudio ou arquivo digital, minha pesquisa seria impraticável”, relata.

O professor conta que conheceu o equipamento ao visitar a Biblioteca Pública Estadual para conceder uma entrevista. “Lá me foi apresentado o equipamento e me perguntaram que livro eu gostaria de usar para testá-lo. Pedi um livro sobre a história de Santa Catarina. Naquele dia mesmo já escaneei um livro que eu tinha guardado em casa há muitos anos”,, afirma. A entrevista tratava da importância de tecnologias  para garantir o acesso das pessoas com deficiência visual a todo acervo da biblioteca. “Nesse dia decidi adquirir um Scanner- PC”, conta.

Para José Carlos o aparelho Scanner Sara-PC ampliou exponencialmente o acesso às informações de seu interesse. “Atualmente estou de férias e mudei um pouco o tema de leitura”, comenta. “Outro dia peguei um livro aleatoriamente para fazer um teste no equipamento e eis que me deparei com um livro que tenho há cerca de 20 anos e nunca o havia lido. É um livro sobre terapias corporais, cujo título é “O Correio do Corpo – Novas Vias da Antiginástica”, que estava esquecido na estante. Pensei: chegou a sua vez! Esse é meu livro dessas férias”, diverte-se. 

Sobre o hábito da leitura o professor afirma: “É a partir da leitura que estabelecemos muitas de nossas relações com o mundo. É o conhecimento que adquirimos com a leitura que nos permite e enriquece a construção da nossa consciência sobre o mundo que nos rodeia”, garante. 

Sara-PC

O Scanner com voz Sara-PC converte documentos impressos em áudio, para que o deficiente visual tenha acesso ao seu conteúdo. Para isso, utiliza tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) instalada no computador do usuário. O equipamento possibilita: 

  • Acesso direto, nos botões do scanner, a 5 funções rápidas: abrir documento, digitalizar e gravar, digitalizar e ler documento, copiar e imprimir e pausar leitura;
  • Abertura de arquivos traduzidos para Braille, extensões BRF e BRL, que são automaticamente convertidos para serem lidos;
  • Gestão e leitura de arquivos RTF, TXT, DOC, PDF, HTM, XML, OBX, ARK e DAISY;
  • Ampliação de até 16x, cores de alto contraste;
  • Possui driver de áudio, editor de texto, recebe e envia fax, calculadora etc.

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente