Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

Chegou o Natal: produtos que são sonho de consumo da pessoa com deficiência visual

Bicicleta, TV, Smartphone são o sonho de consumo de muita gente na época de Natal. A pessoa com deficiência visual pode curtir tudo isso, mas existem soluções que irão despertar especial interesse em pessoas cegas ou com baixa visão de todas as idades.

O presente será muito mais valioso, se levar em consideração o dia a dia de quem vai ser presenteado. Algumas das tarefas corriqueiras para quem enxerga representam adversidades para quem enxerga pouco ou nada. Afinal, vivemos num mundo pouco adaptado às necessidades dos deficientes visuais. 

Quer exemplos? Tudo aquilo que é impresso: as contas de água, luz ou telefone que chegam pelo correio, os livros que são passados na escola, contratos de bancos, imobiliárias etc, manuais de instruções… Afinal, como uma pessoa cega ou de baixa visão pode ler os documentos com que nos deparamos diariamente? 


Scanner com voz Sara-PC: converte documentos impressos em áudio por meio de um sistema de reconhecimento ótico de caracteres

A boa notícia é o sonho de consumo da pessoa com deficiência visual – um equipamento que pode mudar a vida de quem é cego ou tem baixa visão! Hoje vamos contar mais sobre esse belo presente que faz a alegria da Maria Aparecida de Amorim Mota. Ela acaba de receber o Scanner com voz Sara-PC que comprou via site graças a ajuda de um grupo de amigos do seu marido, que também é deficiente visual. Ela conta que foi um verdadeiro presente de Natal! 

O Sara PC converte documentos impressos em áudio, por meio de um sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), para que o deficiente visual tenha acesso imediato ao conteúdo de livros, jornais, revistas e outros impressos. Faz isso com pontuação, maiúsculas, minúsculas, excelente qualidade ortográfica! É ideal para quem tem responsabilidades sobre suas contas, trabalha e ainda mais para quem frequenta a escola, está em formação!

Maria Aparecida conta que não conhecia esse tipo de equipamento até o ano passado, quando teve acesso a um scanner similar na Associação de Instrução para Cegos de Franca, onde ela é frequentadora. “Se eu conhecesse esse recurso antes, já teria comprado há muito tempo”, afirma. “Quando me deparei com o Sara PC de um amigo, fiquei muito entusiasmada e queria comprar o meu – ele me recomendou a Tecassistiva. E esse sonho só foi possível graças aos amigos do meu marido. Tudo aconteceu muito rápido. O dono de uma livraria que conhecemos soube do meu desejo pelo equipamento e tomou por conta própria a iniciativa de reunir outros comerciantes para organizar uma rifa e levantar o dinheiro para a compra do Sara PC. Em menos de 15 dias, eu já podia comprar o scanner”, conta. “Que alegria, o scanner chegou ontem! E a Tecassistiva ainda oferece suporte remoto para configurar no computador”, comemora. “Somos muito gratos a eles pois o equipamento vai ajudar muito a nós dois. Jamais vamos esquecer esse presente de Natal”, emociona-se. “Meu marido também voltou a estudar e vai usar muito o scanner também”, completa. 

Segundo Maria Aparecida, não é todo mundo que conhece essa solução e suas funcionalidades. “Mostrei para algumas amigas pelo Whatsapp ontem e elas estão apaixonadas. Já estão sonhando acordadas, buscando formas para realizar esse sonho de consumo. Uma delas já está até tentando convencer a diretora da Associação que ela participa na Bahia para comprar um”, comenta. 

Para Maria Aparecida o Scanner chegou em um momento crucial da sua vida. “Voltei a estudar neste ano e estou precisando muito. Vinha contando com a ajuda desse amigo que já tinha o scanner. Ele tem me enviado os livros que precisamos convertidos pelo scanner dele por arquivos via celular”, conta. “Mas agora com meu próprio equipamento, tudo vai ficar mais fácil”, completa. “Quem inventou esse produto fez um grande favor à humanidade”, completa. 

Funcionalidades

O Sara-PC dispõe de uma série de funcionalidades que ajudam muito o trabalho e estudo da pessoa com deficiência visual. O equipamento digitaliza e reproduz em áudio textos grandes ou pequenos, de diversas línguas. Além disso, pode gravar, copiar, imprimir e pausar leitura. Abre arquivos traduzidos para Braille, extensões BRF e BRL, que são automaticamente convertidos para serem lidos. Possui também gestão e leitura de arquivos RTF, TXT, DOC, PDF, HTM, XML, OBX, ARK e DAISY e oferece ferramenta de ampliação de até 16x. 

E aí? Conhece alguém que poderia mudar de vida com uma solução como essa? Que tal levar adiante a informação sobre uma excelente solução para ler documentos, livros, revistas etc? Neste Natal, pode ser você quem vai levar esse presente a quem precisa – seja o equipamento ou mesmo essa valiosa informação! 

Conheça em detalhes e compre via site: https://www.tecassistiva.com.br/produto/sara-pc/


FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente