Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

IBC verifica importância do Liber na Educação da Pessoa com Deficiência Visual

Parceria entre Tecassistiva e Microsoft, o evento “Acessibilidade 4.0 – Expandindo Horizontes para pessoas com deficiência da alfabetização à vida profissional”, realizado em setembro, reuniu o Instituto Benjamin Constant e algumas das maiores referências do Brasil em inclusão das pessoas com deficiência visual.  Assista aqui os principais momentos: www.acessibilidade4pt0-IBC-Microsoft-Tecassistiva. Teve destaque a presença do presidente do IBC, Prof. João Ricardo Melo Figueiredo que reafirmou o compromisso do tradicional Instituto Benjamin Constant com o melhor da tecnologia.

Prof. João Ricardo Melo Figueiredo do IBC

 “Aos 165 anos de idade, o IBC atua desde a alfabetização até o ensino profissionalizante. Também produz e distribui material didático em todo Brasil, além de abrigar a residência médica em Oftalmologia”, afirmou o presidente do IBC.

Reafirmando a dedicação do IBC à pesquisa na área da deficiência visual, o professor João observou que “O Líber é uma revolução de acessibilidade e, mais do que isso, para a liberdade para a pessoa com deficiência visual”. Interessado em que tais avanços cheguem aos alunos com deficiência de todo Brasil, o Prof João informou que “o IBC está desenvolvendo um projeto de pesquisa, enquanto instituição de referência do MEC, para verificar a importância desse recurso dentro do processo de Educação da Pessoa com Deficiência Visual.”

Prof. João do IBC, ao lado da Profa. Cynthia Carvalho do Instituto Padre Chico

Partilharam desse encontro valioso outras importantes instituições tais como Instituto Provisão, Lar das Moças Cegas, Instituto Padre Chico, além do Sesi SP e da Secretaria de Educação de Campinas. São instituições de referência que, somadas, reúnem mais de 350 anos na dedicação à pessoa com Deficiência Visual

Para o presidente do Instituto Provisão, Carlos Alberto Macedo, “é espetacular ver o quanto o avanço da tecnologia é libertador para o aluno com deficiência”. Ele afirma  que esse é um investimento transformador para professores e comunidade. “É preciso sensibilizar o Governo, Secretarias de Educação e Cultura, Municípios, Estados e o próprio Congresso Nacional para a importância de oferecer acessibilidade que determine inclusão digital verdadeira em eventos como esse”, conclui o presidente.

De acordo com Soraia Romano, Supervisora da área de saúde e inclusão escolar do SESI-SP, a realidade está se transformando nas salas de aula. “Fizemos essa lição de casa, aprender sobre os melhores recursos de acessibilidade. Agora não abrimos mão de oferecer as lupas eletrônicas, as linhas Braille, estamos vendo a mudança no desempenho dos alunos,” comemora. 

Saiba mais sobre algumas dessas valiosas instituições:

Instituto Benjamin Constant – Fundado em 1854 por um jovem cego chamado José Álvares de Azevedo, o Instituto Benjamin Constant é hoje um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Capacita profissionais e assessora instituições públicas e privadas. Também trabalha pela reabilitação de pessoas que perderam ou estão perdendo a visão. O Instituto é um órgão ligado diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação. Mais que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla, o IBC tornou-se também um centro de pesquisas médicas no campo da Oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do País.

Lar das Moças Cegas –  Fundado em Santos, com objetivo de oferecer um sistema de educação e integração da moça cega à sociedade, o Lar das Moças Cegas nasceu em 1943 com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região. Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. Desde 2017 vem expandindo horizontes por meio de uma nova Área de Projetos. 

Instituto Padre Chico – Fundado em 1928, o Instituto atua no bairro do Ipiranga onde mantém o Colégio Vicentino Padre Chico, uma escola especializada inclusiva, referência em educação para cegos no Brasil. Dirigido pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Instituto é a terceira escola para cegos no Brasil. Ao longo dos anos vem se modernizando para oferecer educação de forma integral a deficientes visuais desde a Educação Infantil até o 9º ano.

Instituto ProVisão – Centro de referência e, saúde oftalmológica no Brasil, o instituto  oferece há 15 anos serviços especializados nas diversas áreas da oftalmologia. Reúne um conceituado corpo clínico à alta tecnologia dos aparelhos para proporcionar tratamentos de ponta aos pacientes desde a primeira consulta até os exames e procedimentos cirúrgicos mais complexos.


FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente